Últimos posts

Ácida: dando adeus a Madonna?


Olá gente! Essa é a minha primeira publicação no bog "Love & Pop" na coluna "Ácida" que trás um pouco de critica e opinião sobre qualquer coisa que esteja em alta. 


Trago então Madonna como estreante dessa coluna opinativa. 


Estamos a beira do VMA, evento que se tornou também GLBT ao longo dos anos pelos úde divas pop que passam por ele. Madonna sempre foi aclamada na MTV e graças a ela Madonna se fez Rainha do Pop, ao mesmo tempo em que Madonna rendia audiência a MTV. 

Porém as coisas não estão indo bem para Madonna faz uns anos. Esse ano ela lançou um clipe maravilhoso que foi eclipsado pela emissora e muitas pessoas, fãs e até haters, questionaram o por quê disso. Pois Madonna é uma mulher forte, rainha, esteve ao lado de Michael Jackson e ajudou a construir o reinado pop com ele. Então, resta a dúvida do por que a MTV foi louca de boicotar Madonna. 


A resposta está na cara, ou melhor, na pele, no corpo e principalmente na idade. Madonna não é mais a mesma de antes, quem dera se ainda tivesse 45 anos e com o corpo de Jennifer Lopez. Esse ano ela lançou o "Rebel Heart", mas as rádios do Reino Unido determinaram que artistas acima dos quarenta anos não seriam executados. Madonna entrou na lista. O preconceito com a idade é visível em nossas vidas e vemos isso acontecer com Madonna. Os grandes empresários não esperam por ninguém, eles querem "as novinhas" que rendem lucros altos para a gravadora e rádios, e por que não dizer, internet. 

É ai que vemos que mesmo sendo uma cantora poderosa e com um legado, Madonna se torna menor do que imaginamos. Por isso nos assustamos com o boicote da MTV e por que Madonna não se manifesta sobre. A força do capitalismo empurra a corrente em direção ao óbvio, onde mulheres como ela acabam sendo silenciadas pela massa que vem atrás, uma geração que exige beleza e juventude. Cher ainda está viva, claro, mas sua relevância torna-se apenas de respeito. As pessoas lembram de Cher como uma forma de gratidão pelo que ela foi e fez na música, e ai, viram-se novamente para as cantoras jovens e esquecem-na com rapidez.

O destino de Madonna pode ser o mesmo, e o pior é ver que Madonna não parece estar lutando contra isso. Sejamos sinceros em relação ao comportamento de Madonna. Muitas vezes ela escorrega em suas atitudes, como as picuinhas com Lady Gaga meados de 2011, que foram alimentadas pela mídia e acusações de plágio. Ela foi infantil, perdeu tempo, sem saber que no futuro seu fracasso comercial viria das pessoas que a ajudaram subir. As duas já se acertaram, tardamente, pois o flop de Gaga acontece agora com Madonna. Os motivos são diferentes e o de Madonna é mil vezes pior. 

O Rebel Heart vendeu apenas 6 mil cópias no mundo na semana passada, digitalmente as vendas também não vão muito bem. Isso é um sintoma comercial para ela, por que as pessoas começam a virar as costas para Madonna com muita frieza. Os fãs a defendem falando que ela não tem que vender ou provar nada, mas enquanto um discurso preconceituoso pairar sobre nós, ela tem que fazer alguma coisa para romper com isso sim, seja vendendo ou não. Com a idade isso pode se tornar mais rigido, podendo vir até com misoginia no discurso de que "Madonna é uma velha" e por isso as pessoas não prefiram ela mais em eventos, TV ou Streams. Suas turnês ainda serão prestigios imaculados, por que ela tem hinos, hits, sons memoráveis que trazem nostalgia em shows. Mas competir com cantoras jovens, isso será um desafio.

Madonna é a única com inteligencia suficiente para romper com mais um preconceito relacionado a idade, e ela já rompeu com tabus diversos, mas parace estar mais preocupada em vender. Se ela não fizer isso ela também estará contribuindo para o destino de outras que serão iguais ao dela. Britney, Beyoncé? Estão na fase dos 30 anos, logo mais resta esperar saber se o mesmo acontecerá com elas. 

Não posso afirmar que Madonna vai ficar dependente de turnês, embora isso seja óbvio, mas sua voz não pode ser calada e só ela pode se tocar de que é capaz disso. Existem mulheres na fase dos cinquenta anos que são caladas do mesmo jeito, que são "boicotadas" pela cultura que prega onde pessoas de idade são incapazes. É isso que querem fazer com Madonna, dizer que ela não é mais a mesma de antes e que chegou ao fim. Ela nunca foi submissa a gravadora ou á empresários, por mais que tenha passado por coisas horríveis na gravadora Warner. No entanto é previsivel que ela se torne um icone que aqui e ali, dê o ar de sua graça, e que outras subistituam seu lugar. 

O grau de importancia que Madonna tem na musica tenderá a diminuir, graças a fãs de outras cantoras, ingratos e que ironicamente lutam pela igualdade e não sabem reconhecer o poder de uma mulher e nem respeitar suas rugas - ou plásticas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Love & Pop Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.